Molhos e PatêsCulinária Mundial

Como fazer molho tarê

Receita fácil e rápida para o molho japonês agridoce!

Avalie este Post!
[Total: 3 Média: 5]

O molho tarê é um molho japonês agridoce feito com shoyu (molho de soja), mirin (vinho de arroz doce), saquê, açúcar e, por vezes, outros ingredientes, como gengibre ralado ou alho. É comumente usado como um molho para mergulhar para sushis e sashimis, ou como um molho para cobrir carnes grelhadas, frango e peixes.

Em restaurante japonês, o molho tarê é geralmente servido sobre o ‘hot roll’, é um tipo de sushi empanado, criado nos Estados Unidos e que se popularizou em muitos países, incluindo o Brasil.

Molho tarê, a combinação perfeita para Hot roll!

O Hot roll é composto por arroz de sushi, nori (alga marinha), recheio (que pode ser de peixe, camarão, kani, cream cheese, entre outros) e empanado em uma mistura de farinha de trigo e água antes de ser frito. É comum que o Hot Roll seja servido cortado em fatias, com molho tarê ou outros molhos, como o molho agridoce.

Hot roll
Rolinho quente

Este é aquele molho agridoce delicioso, servido na maioria dos restaurantes japoneses. O molho tarê é um molho de origem japonesa e é um ingrediente importante na culinária japonesa há muitos anos.

Veja também: Tempurá: Massa japonesa leve e crocante

Origem do molho tarê

Acredita-se que o molho tenha sido inventado no século XVII, durante o período Edo do Japão, quando os chefs começaram a usar uma mistura de shoyu (molho de soja), mirin (um tipo de vinho de arroz doce), açúcar e outros ingredientes para dar sabor aos seus pratos.

O nome “tarê”  significado japonês, vem da palavra japonesa “ta-re-ru”, que significa “escorrer” ou “gotejar”. Isso porque o molho tarê é geralmente servido sobre o prato ou usado para marinar a carne, de modo que escorra e se misture com os outros sabores.

O molho tarê se tornou popular não apenas no Japão, mas também em outros países asiáticos e em todo o mundo. Hoje em dia, muitas pessoas preparam o molho tarê em casa e usam em uma variedade de pratos. A receita básica do molho é bastante simples, mas existem muitas variações e adaptações para atender aos gostos individuais e aos diferentes pratos.

Como fazer molho tarê

Se você busca a receita de como fazer molho tarê, você esta no lugar certo! Veja como fazer molho tarê.

Como fazer molho tarê

Como fazer molho tarê? Receitas Dicas do Chef!

Este delicioso molho japonês agridoce é a combinação perfeita para peixes, frango, hot roll e carnes.
5 from 2 votes
Prep Time 10 minutes
Cook Time 15 minutes
0 minutes
Total Time 25 minutes
Course molhos
Cuisine Japonesa
Servings 2 pessoas
Calories 18 kcal

Ingredients
  

  • 1/2 xícara de shoyu (molho de soja)
  • 1/4 xícara de mirin (vinho de arroz doce)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de saquê
  • 1/2 colher de chá de gengibre ralado (opcional)

Instructions
 

  • Em uma panela pequena, misture o shoyu, mirin e açúcar.
  • Leve a mistura para ferver em fogo médio, mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar.
  • Reduza o fogo para baixo e adicione o saquê e o gengibre ralado, se estiver usando.
  • Deixe o molho cozinhar em fogo baixo por cerca de 5-10 minutos, até que ele comece a engrossar ligeiramente.
  • Retire do fogo e deixe esfriar antes de servir.

Notes

O molho tarê pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por cerca de uma semana. Se o molho ficar muito espesso ao esfriar, você pode diluí-lo com um pouco de água morna antes de usar novamente.
Experimente preparar um bife à milanesa e acrescentar o molho tarê, fica delicioso!
Keyword como fazer molho tarê, dicas do chef, molho tarê, molho tarê japones, molho tarê receitas, receita de molho tarê

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

3 Comentários

  1. 5 stars
    Sempre achei que fosse mais difícil de preparar o molho tarê, mais parece ser bem fácil. Vou fazer e volto para comentar, obrigado pela receita!

  2. 5 stars
    Voltei para dizer que deu super certo o molho tare, fiz sem o gengibre mais ficou delicioso! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Botão Voltar ao topo