Sobremesa

Geléia de morango artesanal: como fazer

Avalie este Post!
[Total: 0 Média: 0]

A geleia de morango é uma receita clássica que pode ser saboreada em qualquer época do ano. Preparar geleia de morango é uma verdadeira delícia que combina o sabor doce e suculento dos morangos com uma textura macia e aveludada. Essa iguaria é perfeita para espalhar sobre torradas, bolos, biscoitos ou até mesmo servir como acompanhamento para queijos e carnes.

Veja também: Deliciosa Receita de Bolinho de Chuva: Receita Clássica da vovó

Neste artigo, vamos compartilhar uma receita simples e fácil de fazer geleia de morango artesanal, para você desfrutar de um toque caseiro em suas refeições. Com ingredientes frescos e naturais, sua geleia será ainda mais especial!

Geleia de morango

Geleia de morango

A geleia de morango é uma receita clássica que pode ser saboreada em qualquer época do ano. Ela é feita com morangos frescos, açúcar e um pouco de suco de limão. A geleia de morango pode ser usada para rechear pães, torradas, bolos e biscoitos. Ela também pode ser servida com sorvete, iogurte ou panquecas.
Prep Time 10 minutes
Cook Time 35 minutes
Total Time 45 minutes
Course Geleia
Cuisine brasileira
Servings 8 pessoas

Ingredients
  

  • 500g de morangos frescos e maduros, lavados e sem folhas;
  • 400g de açúcar cristal;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).

Instructions
 

  • Após lavar os morangos, corte-os em pedaços menores para facilitar o cozimento e liberar o suco.
  • Em uma panela grande, coloque os morangos cortados, adicione o açúcar cristal e o suco de limão. Se estiver usando a essência de baunilha, também acrescente neste momento.
  • Leve a panela ao fogo médio e deixe os ingredientes cozinharem por aproximadamente 10 minutos.
  • Mexa ocasionalmente com uma colher de pau para evitar que a geleia grude no fundo da panela.
  • Após aproximadamente 10 minutos de cozimento, os morangos devem estar macios e o açúcar completamente dissolvido.
  • Para verificar o ponto da geleia, faça o teste do prato frio: coloque um pouco da geleia em um prato frio e incline-o. Se a geleia escorrer lentamente, ela está pronta. Se escorrer rapidamente, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
  • Desligue o fogo e deixe a geleia esfriar um pouco na panela antes de transferir para potes de vidro esterilizados.
  • Feche bem os potes e aguarde a geleia esfriar completamente antes de armazenar na geladeira.
  • A geleia pode ser armazenada por até duas semanas.
Keyword como fazer geleia de morango, Geleia de morango

Dicas

  • Se preferir uma geleia com pedaços de morango, não corte os morangos em pedaços muito pequenos.
  • Para conservar por mais tempo, você pode esterilizar os potes de vidro antes de armazenar a geleia. Basta fervê-los por alguns minutos ou colocá-los no forno em baixa temperatura por cerca de 15 minutos.
  • A essência de baunilha é opcional, mas confere um sabor extra à geleia. Experimente e adapte a quantidade de acordo com o seu gosto.

Com essa receita de geleia de morango artesanal, você poderá saborear o sabor natural e fresco dos morangos em uma deliciosa e versátil sobremesa caseira. Surpreenda a família e os amigos com essa iguaria e aproveite a doçura e suavidade que ela proporciona. Seja para o café da manhã, lanches ou até mesmo para presentear alguém especial, a geleia de morango é sempre uma escolha certeira!

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Botão Voltar ao topo