Molhos e Patês

Como fazer um Molho de pimenta Caseiro

Dicas e receita passo a passo para um molho de pimenta perfeito

Avalie este Post!
[Total: 0 Média: 0]

Gosta de molho de pimenta? Confira como fazer um molho de pimenta caseiro delicioso. Se você é fã de alimentos picantes, provavelmente já experimentou várias marcas de molho de pimenta no mercado. No entanto, fazer o seu próprio molho de pimenta caseiro pode ser uma experiência deliciosa e gratificante.

Além disso, você pode personalizar o nível de picância de acordo com suas preferências. O molho de pimenta é um condimento versátil que pode ser usado em uma variedade de pratos, desde carnes e massas até saladas e sopas. Ele é feito a partir de pimentas, ricas em capsaicina, um composto que dá ao molho seu sabor picante.

Como fazer um Molho de pimenta Caseiro

Confira todos os ingredientes utilizados para preparar um maravilhoso molho de pimenta caseiro!

Ingredientes:

  • 200 g de pimenta dedo-de-moça (cerca de 25 unidades)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho grande
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 folhas de louro
  • 1 canela em rama
  • 2 cravos-da-índia

Modo de preparo:

  1. Em uma panela de tamanho médio, adicione vinagre, água, açúcar, sal, folhas de louro, cravo e canela. Leve ao fogo médio e espere até que comece a ferver. Reduza o fogo e deixe a mistura cozinhar por mais 2 minutos para infundir os sabores. Em seguida, despeje a mistura em uma jarra e reserve.
  2. Prepare os vegetais cortando a cebola em fatias finas e picando o alho. Lave as pimentas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire o cabo e, com uma colher, retire as sementes. Corte cada metade em tiras. Uma dica importante para evitar o treinamento nas mãos é aplicar óleo ou azeite após o corte das pimentas, já que a capsaicina, responsável pela ardência, é solúvel em lipídios. Em seguida, lave as mãos com sabonete para remover o óleo.
  3. Volte a mesma panela ao fogo médio, sem a necessidade de lavá-la. Quando estiver quente, acrescente o azeite e a cebola fatiada. Tempere com um pouco de sal e refogue até que a cebola amoleça, cerca de 3 minutos. Adicione o alho picado e mexa por mais 1 minuto para liberar seu aroma. Adicione as pimentas e refogue por mais 2 minutos para realçar o sabor e o aroma.
  4. Transfira a infusão previamente preparada, passando-a por uma peneira, mistura e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, até que as pimentas sejam macias. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar um pouco antes de continuar.
  5. No liquidificador, processe os ingredientes cozidos, incluindo o líquido, até que tudo fique bem triturado. Importante: ao abrir a tampa do liquidificador, tome cuidado com o vapor da pimenta, que pode irritar os olhos. Sirva o molho de pimenta batido por uma peneira de malha bem fina sobre uma tigela, indicada com uma colher para extrair todo o líquido. Deixe o molho gelado completamente.
  6. Transfira o molho para um recipiente de vidro esterilizado, tampe-o e armazene na geladeira por até 1 mês.

Veja também: Receita de molho verde para churrasco e lanche

Curso de Recheios 3.0

Clique aqui e entre no Grupo Vip de Dicas e Receitas no WhatsApp 👈

Viu como fazer um molho de pimenta caseiro é fácil? Além de ser uma ótima maneira de adicionar sabor e picância às suas refeições. Com ingredientes simples e um processo relativamente fácil, você pode criar um molho personalizado que atenda às suas preferências de picância.

Lembre-se de tomar cuidado ao lidar com pimentas picantes e ajustar a receita de acordo com seu gosto.

Bom apetite!

Compartilhe esta receita incrível de molho de pimenta caseiro!

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo