Sobremesa

Torta de limão-siciliano

Aprenda a fazer uma torta de limão-siciliano deliciosa e refrescante em casa com essa receita fácil e prática.

Avalie este Post!
[Total: 0 Média: 0]

A torta de limão-siciliano é uma sobremesa clássica e deliciosa, que combina o azedinho do limão com a doçura da massa. É uma opção perfeita para servir em ocasiões especiais ou para aqueles momentos em que se deseja algo fresco e leve.

O limão-siciliano é conhecido por ser menos ácido e mais perfumado do que outras variedades de limão, o que o torna ideal para receitas de sobremesas. Além disso, sua casca contém muito óleo essencial, o que lhe confere um aroma e sabor mais intensos.

A torta de limão-siciliano pode ser feita com uma variedade de massas, desde a clássica massa sablée (uma massa crocante e amanteigada) até uma massa de biscoito de aveia ou mesmo uma massa de bolo. O importante é que a massa seja firme o suficiente para suportar o recheio cremoso de limão.

Para o recheio, é importante usar limões-sicilianos frescos e suculentos. É possível utilizar apenas o suco de limão ou adicionar também a casca ralada para um sabor ainda mais intenso. O recheio é feito com leite condensado, creme de leite, suco de limão e gemas de ovos, que são misturados até obter uma textura cremosa.

A seguir, confira uma receita simples e fácil de torta de limão-siciliano:

Torta de limão siciliano

Torta de limão-siciliano

Para quem tem preferência por sobremesas que não são muito doces, a nossa dica é a torta de limão-siciliano. Apesar de ser uma sobremesa simples, a torta de limão-siciliano é perfeita para uma sobremesa de almoço de domingo.
A receita não requer alto conhecimento e você pode preparar com poucos ingredientes, que pode ser facilmente encontrado. Tenho certeza de que sua família vai adorar esta receita deliciosa e refrescante. Confira abaixo passo a passo todo o processo da receita e os ingredientes utilizados!
5 from 1 vote
Prep Time 30 minutes
Cook Time 45 minutes
Course Dessert
Cuisine French

Ingredients
  

  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) manteiga
  • Meia lata de creme de leite
  • 1 colher (chá) fermento em pó

Ingredientes para o recheio

  • 1 lata leite condensado
  • 6 colheres (sopa) suco de limão-siciliano
  • Meia lata de creme de leite.
  • 1 colher (sopa) raspas da casca de limão

Ingredientes para a cobertura

  • 3 claras
  • 6 colheres (sopa) açucar

Instructions
 

Massa

  • Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o creme de leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos.
  • Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma forma de aro removível (25 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200 °C), preaquecido por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura.

Recheio

  • Misture bem o leite condensado com o suco de limão-siciliano até que adquira consistência de creme. Incorpore o creme de leite e as raspas de limão.

Cobertura

  • Bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com a cobertura e volte a torta ao forno médio alto (200 °C), por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Sirva gelada!

Notes

Dica

Para preparar o merengue (cobertura), utilize claras em temperatura ambiente. Acrescente o açúcar pouco a pouco quando as claras estiverem quase em ponto de neve, sem desligar a batedeira. Para verificar o ponto do merengue, erga as pás da batedeira: o merengue deve estar firme, preso às pás, caindo num fio grosso e pesado.
Keyword limão, sobremesa, torta de limão

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Botão Voltar ao topo