Culinária Internacional

Homus Tahine: Creme de Grão-de-Bico com Toque de Limão

Uma receita simples e deliciosa para saborear com pães, saladas e muito mais! Você

Homus Tahine tem um sabor suave e cremoso, com notas distintas de grão-de-bico combinadas com o aroma e o sabor característico do tahine (pasta de gergelim). O limão adiciona um toque cítrico refrescante, enquanto o alho e o cominho proporcionam um leve sabor terroso e picante. É geralmente temperado com sal e pimenta-do-reino para equilibrar os sabores.

O Homus Tahine pode ser usado de várias maneiras:

  1. Como Dip: Servido com pães sírios, pita, torradas ou palitos de vegetais como aipo e cenoura.
  2. Acompanhamento: Ideal para ser servido como acompanhamento de pratos principais, como carnes grelhadas, frango assado ou kebabs.
  3. Em Sanduíches e Wraps: Pode ser usado como recheio ou cobertura para sanduíches e wraps, adicionando cremosidade e sabor.
  4. Em Saladas: Utilizado como molho para saladas, adicionando uma textura cremosa e um sabor rico.
  5. Como Base para Outras Preparações: Pode ser utilizado como base para outras receitas, como recheios de bolinhos ou pastas para sanduíches.

Receita de Homus Tahine

Homus Tahine

Tempo
Dificuldade

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido (pode ser de lata)
  • 1/4 de xícara de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 dente de alho picado
  • Suco de 1 limão médio
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Água (para ajustar a consistência, se necessário)
  • Para decorar: azeite de oliva, páprica defumada e sementes de gergelim

Modo de Preparo:

  1. Preparação dos grãos-de-bico: Se estiver utilizando grão-de-bico seco, cozinhe conforme as instruções da embalagem até ficar macio. Se estiver usando grão-de-bico enlatado, enxágue bem para remover o excesso de sal e conserve.
  2. Processamento: Em um processador de alimentos, coloque o grão-de-bico cozido, o tahine, o alho picado, o suco de limão, o azeite de oliva, o cominho em pó, o sal e a pimenta-do-reino.
  3. Bata: Processe todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Se necessário, adicione água aos poucos para atingir a consistência desejada. O homus deve ter uma textura cremosa, mas não muito espessa.
  4. Ajuste de temperos: Prove e ajuste os temperos conforme seu gosto pessoal. Adicione mais sal, limão ou cominho se necessário.
  5. Servir: Transfira o homus para um prato de servir. Faça uma depressão no centro com as costas de uma colher e regue com um fio de azeite de oliva. Polvilhe páprica defumada e sementes de gergelim por cima para decorar.
  6. Finalização: Sirva o homus tahine acompanhado de pães sírios, torradas, palitos de vegetais ou como acompanhamento de saladas e pratos principais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Blogarama - Blog Directory