DicasCulinária FrancêsaTécnicas de culinária

Mise en Place: O que é e como esta técnica pode te ajudar?

Como o Mise en Place Aprimora o Sabor e a Qualidade dos Pratos

Avalie esta receita
[Total: 1 Média: 5]

Muitos escutam a palavra ‘Mise en Place’ por aí, mais não sabe o real significado e tão menos como esta técnica pode te ajudar na execução de um prato. 

O termo Mise en place é de origem francesa, se pronunciando ‘mizãn plass’, significa colocar em ordem ou pôr no lugar. É a etapa inicial para o preparo de qualquer prato bem executado, separando os utensílios, ingredientes e temperos necessários para executá-lo.

Sobre Mise en place

No século XVIII, surge o termo na gastronomia ‘mise en place’, que até onde sabemos, o autor foi um chefe francês renomado chamado Georges-Auguste Escoffier. O Chefe desenvolveu a técnica utilizando um sistema de organização e produção, atribuindo funções a cada um de seus ajudantes que o auxiliavam no restaurante.

O termo consiste em organizar e picar ingredientes necessários para cada receita que o chefe elabora. Também é importante que os utensílios que serão utilizados para elaborar o prato, esteja limpo e organizado, para que o processo de preparo seja mais preciso, com rapidez e tornando mais eficaz, evitado possíveis riscos a margens de erros na hora da preparação do prato.

O que inclui em um Mise en place? Como devo fazer?

Até para preparar um bom mise en place, é preciso ter conhecimento e experiência na cozinha. Quando nos referimos a um mise en place, significa que:

  • Uniformes, higiene e postura fazem parte da regra do Mise en place, é o primeiro contato visual feito pelos clientes aos seus funcionários.
  • Treinar seus funcionários pode trazer aperfeiçoamento da técnica e benefícios a toda equipe do restaurante envolvida.
  • Os ingredientes estejam organizados na bancada.
  • Legumes e verduras lavadas, picadas e descascadas a preferência do chefe.
  • Alimentos como carnes, aves ou peixes cortados, ou fatiados a preferência do chefe.
  • Temperos, azeite e óleo em local de fácil acesso.
  • Utensílios, tigelas e bowls também entram na lista do mise en place.
  • Geralmente cada produto é organizado em pequenos potes ou recipiente contendo exatamente a quantidade necessária de insumos que devemos utilizar na receita, isso fará toda a diferença, auxiliando na sua organização.
  • Pré-aquecimento dos fornos.
 A decoração também é um ponto importante no mise en place, decore o local para tornar mais aconchegante e o cliente sempre se lembrar o quão á vontade ele ficou no seu estabelecimento.
 E o mais importante: Limpeza e organização é a chave mais importante para um mise en place, portanto capriche!
 
 
O termo também é utilizado para a montagem da mesa, onde deve estar organizada com panos de mesa limpos, taças, talheres e pratos, e utensílios, utilizados para a degustação do prato como: saleiro, pimenteiro ou moedor de pimenta, azeite e outros acompanhantes que ficam disponíveis para melhor degustação do prato para o cliente.
 

Por que o mise en place é importante?

O termo foi promovido para o conceito de organização, que vai da cozinha até o final do restaurante. Com esta técnica, o chefe sabe exatamente o que cada ajudante ou funcionário está executando, e por qual setor cada um é responsável.
 
 

Além disso, com um restaurante muito bem organizado, você poderá convidar clientes a conhecer a sua cozinha, sem receios de estar aquela bagunça no meio do expediente. Isso agrada os clientes, tornando uma confiança a mais pelo que será servido em seu prato.

A organização e a limpeza da sua cozinha, tem muito a dizer a forma que você elabora e executa cada prato, portanto invista nesta técnica e tenha sucesso absoluto. Compartilhe esta dica com seus amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo