Peixe e Frutos do marCulinária Mundial

Como fazer Sashimi?

O Sashimi é uma refeição de origem japonesa que consiste em fatias finas de peixe cru ou frutos-do-mar.

Avalie este Post!
[Total: 0 Média: 0]

O Sashimi é uma refeição de origem japonesa que consiste em fatias finas de peixe cru ou frutos-do-mar. Montamos este artigo mostrando detalhadamente como fazer sashimi.

Acompanhamentos para sashimi

Sashimi é geralmente servido com arroz, wasabi, gengibre marinado e molho de soja. O peixe utilizado em sashimi é um alimento que deve ser servido extremamente fresco, de alta qualidade, e cortado em fatias finas para destacar o sabor natural, o frescor e a textura do peixe.

Os peixes mais comuns utilizados em sashimi incluem salmão, atum, enguia e polvo. Assim, o sashimi é considerado uma iguaria especial na culinária japonesa e é frequentemente apreciado como uma entrada ou como parte de um jantar de sushi.

No Brasil, o sashimi já é muito consumido por apreciadores da culinária japonesa.

Curso de Recheios 3.0

Veja também: Como preparar Tempurá: Massa japonesa leve e crocante!

Quer saber como preparar um sashimi perfeito? O dicas do chef te ajuda!

Abaixo, veja como preparar um delicioso sashimi de linguado, atum ou lula fresca.

Sashimi

Como fazer Sashimi

O sashimi de atum, linguado e lula será uma mistura única de sabores e texturas, cada peixe contribuindo com suas características distintas. Veja como preparamos o sashimi!
Prep Time 20 minutes
Cook Time 5 minutes
Course Main Course
Cuisine Japonesa
Servings 3

Ingredients
  

  • 400 g de atum fresco, cortado em fatias finas
  • 400 g de linguado fresco, cortado em fatias finas
  • 400 g de lula fresca, cortada em fatias finas
  • Wasabi (opcional)
  • Shoyu (molho de soja) para servir.
  • Gengibre ralado

Instructions
 

  • Lave cuidadosamente o atum, o linguado e a lula para remover qualquer sujeira ou impurezas.
  • Apalpando com um papel toalha, seque muito bem cada um deles.
  • Corte as fatias de peixe uniformemente, com cerca de 5 mm de espessura.
  • Arrume as fatias de peixe em uma travessa, começando com o atum, depois o linguado e finalmente a lula.
  • Lembre-se que os pratos japoneses são delicados e coloridos, que tal tentar montar a sua versão?
  • Sirva com um pouco de Wasabi (opcional) ao lado, e shoyu para mergulhar. Ou se preferir, junte o shoyu ao gengibre em uma vasilha pequena, e misture até que os dois ingredientes se incorpore, tornado um tipo de molho.

Notes

É extremamente importante que os frutos-do-mar sejam o mais fresco possível. Verifique a sua coloração e odor na hora da compra.
 
Keyword como cortar sashimi, como fazer sashimi, como preparar sashimi, dicas do chef, molho para sashimi, peixe cru, receita de sashimi, sashimi, sashimi de atum, sashimi de frutos do mar, sashimi de linguado, sashimi de lula

Sobre o Wasabi 山葵

O sabor é conhecido por ser picante e refrescante simultaneamente, com um toque de acidez. Algumas pessoas descrevem o sabor como uma mistura de picante, adstringente e um pouco amargo.

Wasabi é frequentemente usado para temperar o sashimi, ou para ser misturado com o shoyu para fazer um molho para sushi. O sabor forte e único do wasabi é apreciado por muitos, mas pode ser demais para algumas pessoas, portanto é importante experimentar com moderação.

Afinal, não são todas as pessoas que vão gostar do sabor do wasabi. A sua raiz forte é cultivada no Japão. Em suma, o wasabi, é que obter o wasabi original não é tão fácil no Brasil. Por fim, este tipo de produto deve ser importado do seu País de origem (Japão) ou encontrado em lojas especializadas em produtos orientais.

Gostou? Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e siga a nossa página do Dicas do Chef no Facebook!

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Botão Voltar ao topo