Sobremesa

Como Fazer Bala de Coco Macia que Derrete na Boca

A Receita Secreta da Bala de Coco que Derrete na Boca

Avalie este Post!
[Total: 0 Média: 0]

Quer aprender como Fazer Bala de Coco Macia que Derrete na Boca? Quem resiste a uma deliciosa bala de coco caseira, com aquele sabor inconfundível e textura irresistível que desmancha na boca? A bala de coco é um doce simples de fazer, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeito.

Neste artigo, ensinaremos como fazer bala de coco simples e deliciosa. Esta receita utiliza apenas 3 ingredientes, confira!. Siga nossas dicas para obter o melhor resultado.

Como fazer Bala de Coco


Ingredientes:


  • 1 vidro de 200 ml de leite de coco integral
  • A mesma medida de água
  • 1 kg de açúcar refinado

Preparação dos Utensílios:


  1. Use uma panela de alumínio resistente para o cozimento.
  2. O mármore é o material ideal para a etapa seguinte, ou, no mínimo, granito. Certifique-se de que a superfície de mármore esteja bem refrigerada. Se necessário, coloque um saco plástico com pedras de gelo sobre o mármore até que ele fique bem frio.

Preparo da Calda:


  1. Combine o leite de coco, a água e o açúcar na panela e mexa bem (fora do fogo) até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  2. Com um pincel umedecido em água, limpe as bordas da panela. Isso evita a formação de cristais de açúcar, o que pode comprometer a textura final da bala.

Cozimento e Ponto da Calda:


  1. Leve a panela ao fogo e evite mexer a calda a partir deste momento. A calda começará a subir e, em seguida, começará a reduzir.
  2. Quando a calda estiver borbulhando e começar a adquirir uma tonalidade amarelada, reduza o fogo e inicie os testes para determinar o ponto de consistência.

Determinando o Ponto:


  1. Utilize a ponta de uma colher para retirar um pouco da calda e derrame sobre uma xícara com água à temperatura ambiente, fazendo movimentos circulares. A calda deve cair formando fios.
  2. Pegue esses fios com os dedos e tente quebrá-los. Se quebrarem como vidro, a calda atingiu o ponto ideal. Caso contrário, continue testando, trocando a água da xícara, até obter o ponto desejado.

Finalização:


  1. Vire a calda no mármore previamente untado com margarina. Não utilize manteiga, por poder afetar o sabor da bala.
  2. Evite raspar a panela, apenas a vire no mármore e deixe a calda escorrer para não correr o risco de cristalização.
  3. Conforme as bordas da calda começarem a endurecer (tenha cuidado para não se queimar), inicie o processo de esticamento, puxando a massa várias vezes até que ela fique branquinha e com riscos.
  4. Em seguida, corte a massa com tesoura e deixe as balas secarem, espalhadas sobre o mármore ou um tabuleiro.

Dicas para fazer bala de coco perfeita


  • Use um fogo médio para a bala cozinhar por igual.
  • Para saber se a bala está no ponto, faça o teste do fio fino.
  • Deixe a bala esfriar completamente antes de cortar.

Onde guardar a bala de coco?


Após secarem (quando não grudam mais umas nas outras, mas continuam duras), coloque as balas em um recipiente com tampa para amolecerem gradualmente, atingindo a textura desejada.

Curso de Recheios 3.0

Quanto tempo dura a bala de coco?


A bala de coco pode ser conservada em temperatura ambiente por até 1 semana.

Agora você está pronto para criar suas próprias balas de coco caseiras, uma iguaria que traz o sabor da tradição em um doce irresistível. Com esta receita deliciosa, mostramos o passo a passo de como fazer bala de coco caseira e surpreender seus amigos e familiares com um doce artesanal e delicioso. Aproveite!

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo