Culinária BrasileiraCulinária MundialSopas e Caldos

Canjiquinha com Costelinha de Porco e Bacon que Derrete na Boca

Canjiquinha com Costelinha de Porco Delicioso e Reconfortante: Sabores do Brasil

Avalie este Post!
[Total: 1 Média: 5]

A culinária brasileira é uma festa de sabores, e imediatamente me vem à mente os deliciosos caldos, com sabores variados. Um deles, em especial, é muito popular em todo o Brasil, a canjiquinha com costelinha de porco, bacon e uma pitada de pimenta.

Este prato é uma tentação da culinária brasileira. Você deve estar com água na boca só de pensar. Essa receita tradicional é uma verdadeira celebração da gastronomia brasileira, com suas raízes fincadas na culinária mineira e amplamente apreciada em todo o país.

Canjiquinha com Costelinha de Porco e Bacon


Ingredientes:


  • 2 xícaras de chá de canjiquinha (400g)
  • 1 kg de costelinha de porco
  • 3 litros de água para canjiquinha
  • 2 litros de água para a costelinha
  • 1 cebola grande
  • 6 dentes de alho
  • 1 tomate
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 xícara de chá de bacon picado (200g)
  • sal a gosto
  • 2 pimentas-de-cheiro
  • 1 pimenta bode
  • Cebolinha a gosto
  • Queijo Ralado (opcional)

Modo de preparo: Preparando a Costelinha de Porco


1 Corte a costelinha de porco em pedaços menores, mantendo os ossos para adicionar sabor ao caldo. Lave bem a costelinha.


2 Tempere a costelinha com alho picado, sal e cebola picada, certificando-se de que os temperos estejam bem distribuídos.


3 Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Adicione a costelinha temperada e doure-a até que fique bem dourada por todos os lados.


4 Enquanto a costelinha doura, em outra panela, coloque 2 litros de água para ferver.


5 Após a costelinha dourar, adicione o bacon picado à panela e continue cozinhando até que o bacon também fique dourado.


6 Acrescente o tomate picado e deixe cozinhar até que ele comece a amolecer.


7 Adicione as pimentas-de-cheiro e a pimenta bode à panela. A quantidade de pimenta pode ser ajustada ao seu gosto, considerando o nível de picância desejado.


8 Despeje a água fervente na panela com a costelinha, bacon e temperos, garantindo que cubra todos os ingredientes.


9 Deixe ferver e, em seguida, reduza o fogo para cozimento em fogo baixo. Cozinhe por cerca de 40 minutos até que a costelinha fique macia e o caldo esteja bem saboroso. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário.


Modo de preparo da Canjiquinha


1 Lave a canjiquinha sob água corrente em outra panela.


2 Coloque a canjiquinha em uma panela grande com 3 litros de água para cozinhar. Adicione alho picado e uma pitada de sal.


3 Cozinhe a canjiquinha em fogo médio até que ela fique macia, o que deve levar cerca de 20 – 25 minutos.


4 Após a canjiquinha estar pronta, escorra-a e reserve.


Finalização: Combinando a Costelinha e a Canjiquinha


1 Após o cozimento da costelinha, desligue o fogo e, com cuidado, retire os pedaços de costelinha do caldo, deixando o caldo na panela. Remova eventuais ossos soltos.


2 Adicione a canjiquinha cozida ao caldo de costelinha na panela.


3 Deixe a mistura cozinhar por mais alguns minutos para que todos os sabores se combinem. Ajuste o tempero, se necessário.


4 Sirva quente, finalizando com cebolinha verde picada por cima e, se desejar, queijo ralado.


5 Agora você está pronto para desfrutar desta deliciosa Canjiquinha com Costelinha de Porco, Bacon e Pimenta, uma verdadeira iguaria da culinária brasileira. Bom apetite!


Esta combinação de sabores faz com que este prato seja uma verdadeira explosão de sabor na boca.

  • Canjiquinha: tem uma textura única e uma capacidade extraordinária de absorver os sabores dos temperos e ingredientes com os quais é cozida.
  • Costelinha de Porco: é a estrela deste prato. Quando cozida lentamente, a costelinha de porco se desmancha, tornando-se incrivelmente macia.
  • Bacon: é um ingrediente que adiciona ainda mais sabor à receita. Seu sabor defumado e a textura crocante proporcionam um contraste delicioso com a suavidade da canjiquinha e da costelinha de porco.

Canjiquinha com Costelinha de Porco e Bacon

E assim, a Canjiquinha com Costelinha de Porco, Bacon e Pimenta está pronta para conquistar seu paladar. Esse prato saboroso combina a maciez da costelinha de porco com a intensidade do bacon e a picância das pimentas, criando uma explosão de sabores.

Costelinha desmanchando

Não podemos esquecer aquele toque de pimenta, que faz toda a diferença, elevando essa receita tradicional a um novo patamar de sabor e autenticidade. Sirva em uma noite de festa junina, reúna a família e os amigos e desfrute dessa delícia que aquece o coração e faz lembrar das tradições brasileiras. Bom apetite!

dicasdochef

Somos apaixonados pela gastronomia e optamos por lançar este site para compartilhar vivências, receitas e orientações com todos que têm paixão pela culinária ou aspiram a aprimorar seus conhecimentos nesse campo. Afinal, quem não aprecia uma boa refeição, não é verdade? Partilho desse mesmo amor pela comida e estamos empenhados em oferecer dados precisos e valiosos para auxiliar os demais a aprimorarem suas aptidões culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo